Notícias

13º salário: tudo o que você precisa saber sobre datas e cálculo em 2025

17/11/2025

Fonte: com informações Valor Econômico e Portal Contábeis

Final do ano se aproxima e com ele o pagamento do 13º salário, um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores.  

Neste ano de 2025 o depósito deve ser feito impreterivelmente no dia até a sexta-feira 28 de novembro — uma antecipação do prazo habitual, já que o dia 30 de novembro, data legal limite, cairia em um domingo.  

Como funciona o pagamento  

Essa primeira parcela corresponde a 50% do salário bruto do trabalhador, acrescido da média de eventuais adicionais (horas extras, adicional noturno etc.), sem desconto de INSS ou Imposto de Renda.   A segunda parcela deve ser paga até 19 de dezembro de 2025 (já que o dia 20 cai no fim de semana), e nela são aplicados os descontos previdenciários e fiscais.  

Quem tem direito e regras de proporcionalidade  

Todos os trabalhadores empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com vínculo ativo no ano têm direito ao 13º salário, desde que tenham trabalho por pelo menos 15 dias em cada mês considerado para o cálculo.   Quem trabalhou menos que 12 meses — ou foi admitido no decorrer do ano — tem direito a valor proporcional ao número de meses trabalhados (aqueles em que atuou 15 dias ou mais).    

Como calcular Pegue o salário bruto mensal. Divida por 12 meses; multiplique pelo número de meses trabalhados. A primeira parcela será metade desse valor, sem descontos. Já a segunda corresponde à outra metade, com os descontos de INSS e IR.    

Atenção: Se o empregador não cumprir os prazos, o trabalhador pode entrar em contato com o sindicato que o representa.  

Compartilhar:

Voltar
WhatsApp